domingo, 13 de março de 2011

Domingo, 13 de Março de 2011


Paredes: Jantar evocativo do 90.º aniversário do PCP




(Álvaro Pinto)

(Cristiano Ribeiro)

(João Pires)
O centro da cidade de Paredes foi o palco do jantar comemorativo do 90.º aniversário do Partido Comunista Português. Ontem, cerca de uma centena de pessoas encheu um restaurante de Castelões de Cepeda, onde estava patente uma exposição evocativa dos 90 anos do PCP.
Criado em 6 de Março de 1921, o PCP ergueu-se, essencialmente com militantes saídos do anarco-sindicalismo, que representavam o que havia de mais vivo, combativo e revolucionário no movimento operário português inspirados na Revolução de Outubro e nas grandes vitórias da classe operária internacional, bem como nos ensinamentos de Marx, Engels e Lenine.
O único partido que não se dissolveu com o advento do fascismo. Nos quarenta e oito anos de ditadura e Salazar e Caetano, os comunistas estiveram na linha da frente na defesa da liberdade e da dignidade do povo português. Um Partido que conheceu a prisão, a tortura e a morte de muitos dos seus militantes.
O Partido da Revolução de Abril, das conquistas laborais e sociais ímpares na história de Portugal. O Partido que mantém a mesma capacidade de lutar num tempo em que só a luta pode vencer o capitalismo e as suas consequências, patentes nos atentados aos direitos dos trabalhadores.
Daí o apelo dos oradores da noite (Álvaro Pinto, Cristiano Ribeiro e João Pires, membro do Comité Central do PCP) à participação da manifestação do próximo sábado, 19 Março, convocada pela CGTP.

Sem comentários:

Enviar um comentário