domingo, 4 de julho de 2010

COMO SE FOSSE LILI CANEÇAS

Será que alguém sabe o que é a Porta do Design Hub-Paredes, que tem por objectivo a territorialização, ao nível do contexto urbano, através da criação de um espaço iónico no centro da cidade, numa lógica de laboratório urbano vivo (“living lab”) onde o design impera? Sim, todos sabemos.



Será que alguém sabe o que é uma Incubadora para o Design de Mobiliário e Artes Decorativas e Oficinas Criativas, com outras funções de carácter criativo e multidisciplinar? Sim, todos sabemos.


Será que alguém sabe o que é uma nova centralidade na Região Norte, com um polo urbano criativo, focado no design de mobiliário e artes decorativas? Sim, todos sabemos.


Será que alguém sabe o que é um Circuito Aberto de Arte Pública e Regeneração Urbana do Centro da Cidade de Paredes? Sim, todos sabemos.


Já nos explicaram tudo. É assim como uma mulher de meia idade, disposta a mudar de visual parta renovar a imagem e conservar-se jovem. Com o chamado “lifting facial”.


Imaginem a Lili Caneças. A seu modo, vai ser Paredes no futuro. Intervenções mais ou menos cirúrgicas no tecido urbano. Concursos públicos, projectos, prémios, muita reflexão e análise.


Um discurso qualificado a prometer um criativo vazio de realizações.


Paredes e o lifting facial, como se de máscaras se pudesse construir o futuro.


Paredes e a silicónica tentativa de esconder as rugas, as estrias, a flacidez, a celulite.


Paredes e a incapacidade de se limpar, se assoar, se assumir como verdadeiramente renovada.


O discurso e a imagem real.
Hub...seja lá o que isto seja.


Cristiano Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário