domingo, 4 de julho de 2010

DESPESAS “TEOLÓGICAS”

Um eleito do PS na Assembleia de Freguesia de Castelões de Cepeda, freguesia de Paredes, surpreendeu a Sessão Ordinária da respectiva Assembleia de Freguesia com uma proposta: atribuir uma prenda comemorativa dos 25 anos do exercício de sacerdócio ao Sr. Padre Vitorino, responsável pela paróquia. E com a proposta para votação, trazia já um recibo da compra de uma salva de prata, no valor de 156 Euros.

Os eleitos votaram por unanimidade a pré-anunciada prenda. E o Presidente da Junta explicitou ser essa a prenda da Assembleia de Freguesia, a que se seguiria uma prenda da própria Junta de Freguesia.

Estamos perante uma inovadora interpretação da utilização dos bens e recursos públicos. Os orgãos autárquicos são utilizados para o exercício de louvaminhas, prebendas e estatuto especial, a que alguns se acham autorizados, independentemente do hipotético mérito de um julgamento particular de apreço.

Nunca deverá ter passado pelo discernimento do jovem eleito do PS a simples ideia de que se quereria homenagear alguém o deveria fazer a título individual ou mobilizando a comunidade local que lhe é afecta ou fazendo participar os eleitos da Assembleia de Freguesia a título individual na despesa, o que daria 12 Euros a cada. O mandato popular destina-se a servir os interesses da população, nos estritos conteúdos da lei.

Mas para alguns isto é muito profundo, não é?

Cristiano Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário